Vantagens da internet para os idosos

Vantagens da internet para os idosos

Hoje em dia, tudo passa pela internet: as notícias online, a declaração de rendimentos, o pagamento de impostos, as redes sociais…O acesso à internet tornou-se, quase, obrigatório para todos. E para os idosos, o acesso à internet traz vantagens que os próprios nem sequer imaginam. Passemos uma “vista de olhos” sobre um mundo que se abre mais e mais para os idosos.

Cinquenta anos ou mais sem computador…porquê começar agora?

Para os idosos, a utilidade de um computador, nem sempre, parece evidente. Se durante décadas viveram e “desenrascaram-se” sem a dita rede, porquê mudar agora?

Tão simplesmente porque, a internet e a informática podem responder a algumas necessidades específicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

Se o facto de que agora tudo acontece online é por si importante, a relevância do acesso à internet assume, ainda, outros contornos para uma pessoa com mobilidade reduzida.

Hoje, cerca de 11 milhões de idosos usam a Internet. Por que não você?

10 Vantagens da internet para os idosos

Os mais-valias do computador e da Internet para idosos são múltiplos. Eis alguns dos benefícios a considerar:

  • Não há necessidade de se deslocar
    Se um idoso não pode ir ao banco, porque não levar os serviços bancários até à sua casa? Afinal, actualmente, todos os bancos têm sites onde é possível gerir sua conta sem se deslocar.
  • Comprar online
    A internet permite ter acesso a tudo, independentemente de onde viva o idoso: numa vila, numa grande cidade, numa casa de repouso, etc. Vários supermercados já aceitam encomendas online! Menos uma “prova” para um idoso com falta de mobilidade.
  • Actividades divertidas
    Jogar scrabble ou xadrez contra o computador ou, ainda melhor, com outro sénior à distância. Tirar proveito de milhares de aplicativos e jogos online.
  • Aprender recorrendo a outras fontes de informação, quase, ilimitadas
    Sites de aprendizagem online são bastante comuns actualmente e podem, perfeitamente, substituir os cursos presenciais. Sem esquecer a Wikipedia e o YouTube, verdadeiros poços de conhecimento para um sénior um pouco curioso, contudo por vezes enganosos.
  • Visualizar e compartilhar fotos online
    Que prazer para um idoso receber fotos de seus netos, por e-mail, no Flickr ou outro programa.
  • Comunicar e dizer não à solidão
    Comunicar com outros é, provavelmente, a utilização prática da internet mais apreciada entre os idosos. A Internet permite que os idosos comuniquem com amigos e familiares a qualquer distância e, com a mais valia, do som!
    Se nem todos os séniores estiverem prontos para substituir a visita de domingo por uma videoconferência online ou uma troca de e-mails, àqueles que não se conseguem ver tão frequentemente como desejariam a internet oferece várias alternativas.
  • Manter-se a par do que acontece ao seu redor
    O e-mail e os sites também possibilitam o acompanhamento das atividades organizadas pelas associações locais ou Junta de Freguesia. A fin de ser informado de eventos que lhe possam interessar, o idoso poderá aderir ao facebook.
  • Actividade física sem sair de casa
    O computador, que para muitos de nós representa algo de sedentário, pode ser uma ferramenta para a mobilidade! Existem aplicações, sites e vídeos que oferecem treinos físicos adaptados a todos os níveis.
  • Ouvir música sem ter que renovar a coleção de discos
    Com umas colunas, qualquer computador ou tablet permite ouvir música. Graças ao YouTube, ao Deezer ou ao iTunes para os fãs da Apple, os idosos podem escolher suas músicas e encontrar algumas das suas favoritas.
    Este acesso fácil à música também pode ser uma boa maneira para os idosos com a doença de Alzheimer revisitarem as suas memórias.
  • Preservar as capacidades intelectuais
    Existem, actualmente, softwares e jogos para exercitar a memória no computador ou tablet. Diferentes estudos mostram que mesmo os jogos online contribuem para a manutenção das capacidades cognitivas dos idosos.

    Assim sendo, porque não usufruir?

Esta lista não é de todo exaustiva e com certeza há outros benefícios. Aqui apenas assinalamos os que nos pareceram apelativos e importantes.

Antes de adquirir um computador ou um tablet consulte aqui as vantagens /desvantagens dos vários equipamentos.