Smartcane: a bengala de nova geração

Uma nova bengala vem de ser apresentado na CES, em Las Vegas onde a cada ano, são revela todas as inovações de alta tecnologia. A Smartcane, desenvolvida por uma start-up francesa, irá tranquilizar os idosos através dos seus sensores e conectividade. Em suma, é a bengala do amanhã!

Com o envelhecimento da população, a bengala é susceptível de se tornar, no futuro, um objeto cada vez mais comum mas nem sempre é fácil a utilização de tal acessório, uma vez que tem, muitas vezes, uma conotação negativa relacionada com a “deficiência”. No entanto, a bengala ajuda a prevenir muitas quedas e tranquilizar aqueles que a usam nas suas deslocações.

Bem ciente deste problema, uma start-up de Saint-Etienne (França), desenvolveu com “o” especialista em bengalas tradicionais Fayet, a Smartcane.

Na verdade, este acessório tem incluído, sensores de movimento que detectam comportamentos ou gestos anormais, nomeadamente as quedas. A bengala também é equipada com um chip móvel e permite a localização GPS.

A bengala é autónoma, no sentido em que não necessita de estar associada a nenhum outro mecanismo para funcionar. Devido a uma gestão optimizada e inovadora da energia, permite uma autonomia de várias semanas.

Este novo produto deverá ser comercializado apartir do terceiro trimestre de 2017. Para além desta smart-bengala, enfatizou-se também uma grande tendência: a de bengalas de design e coloridas que apareceram no mercado nos últimos anos e que visam tornar mais apelativo o uso deste acessório, por parte de pessoas de mobilidade reduzida.

Fonte: www.senioractu.com