SEDENTARISMO: Idosos sedentários envelhecem mais rápido que os fisicamente ativos

Um estudo realizado pelo grupo de voluntários Age UK, do Reino Unido, aponta que as pessoas idosas que passam a maior parte do tempo sentadas envelhecem mais rápido que as que se mantém fisicamente activas. A pesquisa foi publicada na revista científica American Journal of Epidemiology.

Os investigadores monitorizaram 1.500 reformados da mesma faixa etária. Nesta experiência, eles compararam um grupo de sedentários que se mantinham sentados até dez horas por dia com outro grupo de pessoas que faziam actividade física moderada. Os sedentários pareciam até oito anos mais velhos que os idosos activos.

De acordo com os autores do estudo, isso ocorre pelo fato de que os sedentários possuírem telómeros mais curtos – os telómeros são pequenas estruturas nas extremidades do ADN, que protegem os cromossomas. Essas estruturas encurtam naturalmente com o passar dos anos, mas os factores de saúde e estilo de vida, como obesidade e tabagismo, podem acelerar o processo.

“As células envelhecem mais rapidamente com um estilo de vida sedentário”, afirma o autor  da pesquisa, Aladdin Sahdyab, da Universidade da Califórnia. “A idade cronológica nem sempre combina com a biológica”, acrescenta Sahdyab, destacando ainda a importância de iniciar a prática de actividades físicas quando ainda somos novos e manter até o envelhecimento.

Outros estudos já indicavam que a diminuição do tamanho dos telómeros está associada doenças cardiovasculares, diabetes e diversos tipos de cancro, e que permanecer sentado por um longo período de tempo pode provocar danos, especialmente em mulheres.

Para evitar os efeitos do envelhecimento, os pesquisadores recomendam que as pessoas se levantem a cada 20 minutos e caminhem pelo menos três minutos de cada vez. O diretor-executivo da UK Active, Stephen Ward, também recomenda a realização de pequenas tarefas domésticas, como subir escadas.  Isso pode desempenhar um papel fundamental na independência de uma pessoa.

 

Fonte: Portugalsenior.org