Receitas para estimular o bom humor nos idosos

Além da actividade física e reuniões sociais, impulsione o seu humor e aproveite a vida ao máximo com uma dieta rica em produtos saudáveis e boa para a moral! Junte ao seu cardápio a quinoa, o peru ou a couve kale e estimule o seu bom humor.

Seniores: o segredo do bom humor está no vosso prato!

Para tirar proveito do envelhecimento, apesar das mudanças sociais, familiares e físicas, é recomendado manter a actividade física regular, dormir bem e manter uma vida social activa.
Todavia, para ficar de bom humor na velhice, você pode apostar em alimentação!
Substitua os produtos artificialmente açucarados e processados por alimentos que estimulem naturalmente o bom humor.

Aumente os níveis de serotonina, uma molécula que desempenha um papel importante nas mudanças de humor, e poderá encarar a vida de uma forma mais positiva! Para isso, adicione à sua dieta alimentos que promovem a síntese da serotonina ou ricas em precursores desta molécula, tais como arroz, feijão, quinoa, peixes gordos, produtos lácteos, peru, bananas, etc.
A couve kale é, igualmente, excelente para estimular o humor nos idosos. Este vegetal verde é realmente rico em beta-caroteno e antioxidantes, que parecem estar relacionados ao aumento do optimismo, de acordo com um estudo da Harvard School of Public Health. A couve kale também é rica em proteínas, potássio, vitaminas A e C, fibras, ferro e cálcio.

Idosos que tomam anticoagulantes devem, no entanto, prestar atenção aos vegetais de folhas verdes e comê-los com moderação.

5 deliciosas receitas para estar de bom humor!

Para além de se refletirem positivamente no humor dos idosos, estas receitas são apropriadas para evitar a sua desnutrição!

Pimentos recheados com quinoa e peru

Uma receita colorida que explora os efeitos da quinoa e do peru para um óptimo humor!

Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
250 g de peru cortado aos bocados
¼ copo de cebola picada
2 dentes de alho picados
¾ copo de tomate aos cubos
½ caldo Knorr de galinha
¼ copo de milho
¼ copo de feijão preto, escorrido e enxaguado
½ colher de chá de cominhos
½ colher de chá de colorau ou paprika
1 pitada de pimenta
1 pitada de sal
½ copo de quinoa cozida
½ colher de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de coentro picado
3 pimentos, cortadas ao meio e sem sementes

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Enquanto isso, aqueça o azeite numa frigideira grande. Cozinhe completamente o peru, cerca de 4-5 minutos. Adicione a cebola e cozinhe por 2 a 3 minutos. Adicione o alho e cozinhe por mais um minuto. Adicione o tomate, caldo de galinha, milho, feijão, cominhos, paprika, pimenta e sal. Deixe ferver. Cozinhe por 2-3 minutos até engrossar. Retire do fogo e misture a quinoa cozida, o sumo de limão e os coentros. Recheie os pimentos e coloque-os num pirex. Cubra com papel alumínio. Asse por 20-25 minutos ou até que os pimentos estejam macios e o recheio quente. Sirva de imediato.

Salada de batata doce grelhada e couve kale crua

Ingredientes
500 g de batata-doce
500 g de couve kale (picada, sem as hastes)
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de azeite
1/4 xícara de amêndoas lascadas

Preparação
Corte as batatas doces em palitos de 2,5 cm de espessura, misture com o azeite e uma pitada de sal. Asse no forno pré-aquecido a 220 ° C por 10 minutos. Deixe arrefecer durante 15 minutos. Misture o molho de soja e o azeite, em seguida, despeje sobre couve e batata doce. Decore com amêndoas.

Salada de couve kale com limão

Ingredientes
500 g de couve kale (picada, sem as hastes)
1 colher de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1/2 lata de grão de bico, enxaguado e grelhado na panela
1/4 xícara de queijo parmesão
raspas de limão

Preparação
Misture todos os ingredientes e decore com as raspas de limão.

Salmão com batata doce

O peixe é rico em ácidos gordos ômega-3 e outros nutrientes que promovem a boa saúde. Esta receita é fácil de fazer e é uma refeição completa.

Ingredientes
500 g de batata doce
1/4 copo de água
sal
pimenta preta
1 pacote de folhas jovens de espinafre
4 filetes de salmão sem pele
1 limão
1 xícara de vinho branco seco
2 colheres de sopa alcaparras
salsa fresca picada
pitada de pimenta cayenne

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Descasque e corte as batatas doces em pequenos pedaços. Numa tigela para micro-ondas, coloque batatas doces, água e um pouco de sal e pimenta. Cubra com filme plástico e aqueça no micro-ondas na potência máxima durante 9 minutos, mexendo a meio da cozedura. Adicione o espinafre, cubra e volte a aquecer no micro-ondas por mais 2 minutos. Coloque o salmão numa frigideira antiaderente. Polvilhe com sal e uma pitada de pimenta cayenne. Cozinhe por 10 minutos, virando a meio da cozedura. Transfira para um prato e decore com raspas e sumo de limão. Numa frigideira pequena, misture o vinho e as alcaparras e deixe ferver por 2 minutos. Adicione o restante suco de limão e salsa, em seguida, despeje sobre o peixe.

Beringelas salteadas

Ingredientes
2 beringelas (descascadas e cortadas aos cubos)
1 courgete (picada)
1 copo de pimento verde (cortado em tiras)
2 cebolas (cortadas às rodelas)
3 colheres de sopa de vinagrete italiano (baixo teor de gordura)
2 copos de tomate cereja
2 copos de arroz (já cozido)

Preparação
Coloque a beringela, courgete, pimento verde, cebola e o molho vinagrete numa panela. Cozinhe em lume brando, mexendo até que os legumes estejam macios. Junte os tomates cereja e cozinhe por 3-5 minutos. Sirva com o arroz cozido.

Descubra também algumas sugestões para o seu pequeno-almoço!