Perda de apetite…Problemas?

Que problemas pode originar a perda de apetite do meu familiar idoso?

Causas/Alterações
O nosso metabolismo sofre alterações com o envelhecimento e algumas mudanças fisiológicas ou psicológicas podem causar uma perda de apetite, que não deve ser ignorada.
Um ritmo metabólico mais lento associado a uma actividade física menos frequente, resultam numa diminuição, relativa, das necessidades calóricas.
Distúrbios na saúde oral ou alterações gastrointestinais (especialmente a intolerância à lactose) também pode afectar o apetite nos idosos.
Uma alteração das sensações olfativas e gustativas podem alterar o prazer de comer.

Se, em consequência destas alterações, os idosos alimentarem-se mal, as suas necessidades calóricas e nutritivas podem não ser suprimidas. Poderão correr o risco de desnutrição e, gradualmente, caminhar para uma perda óssea e de massa muscular.
Uma alimentação equilibrada e em quantidade suficiente é crucial para os idosos: a falta de vitaminas e de outros nutrientes essenciais podem causar problemas de saúde na velhice.

Outros distúrbios que podem afectar o apetite nos idosos:

Alzheimer ou doença de Parkinson,
Infecções da boca e garganta,
Doenças periodontais,
Distúrbios da glândula salivar,
Distúrbios da tiroide.

Qualquer mudança inexplicável no apetite e maneira de comer do seu familiar idoso, incluindo a perda ou ganho de peso repentino ou deterioração do seu estado geral, deve ser objecto de uma consulta médica.