Pequeno-Almoço Saudável para Idosos

O pequeno-almoço é, tradicionalmente, considerado a refeição mais importante independentemente da idade. Um pequeno-almoço saudável, equilibrado e saboroso pode ser uma boa maneira de evitar a desnutrição nos idosos.

Espinafres: bons para os olhos e músculos dos idosos

Os espinafres são excelentes para os idosos pois eles são famosos por:
– reduzir o risco de cancro da mama e esófago;
– prevenir diferentes distúrbios oculares que afetam os idosos, assim como a degeneração macular (degeneração da retina) ou as cataratas;
– fonte de uma série de vitaminas (A, B9, K, B12, B6) e minerais (ferro, cobre …).

Um estudo sueco publicado em 2012 na revista Journal of Physiology prova que os espinafres fortalecem os músculos e melhoram seu desempenho. Logo, a introdução do espinafre nos cardápios dos idosos reduziria a perda de massa muscular.

Recomenda-se consumir o espinafre juntamente com um alimento rico em vitamina C para melhorar a absorção de vitaminas, devido à presença de ácido oxálico no vegetal.

No entanto, atenção aos idosos que tomam anticoagulantes: a vitamina K não se relaciona bem com esses medicamentos.

A tarte de espinafre, por exemplo, é uma ótima opção para um pequeno-almoço saudável, perfeito para os idosos, pois inclui proteínas e legumes. Uma ideia original para começar bem o dia e evitar a desnutrição. Existem muitas receitas diferentes. Cada um deverá ajustá-las tendo em conta as suas restrições alimentares.

Aveia ao pequeno-almoço para digerir melhor

A aveia permite a preparação de um pequeno-almoço saudável, simples e tradicional. É muito nutritiva e rica em fibras, garantindo o bom funcionamento do sistema digestivo dos idosos. Certifique-se de comprar aveia de boa qualidade. E para torná-la mais saborosa faça-o com produtos saudáveis como frutos frescos, canela, açúcar mascavado, tâmaras ou mel.  Evite adicionar açúcar branco.

Recomenda-se comer aveia na sua forma mais natural (farelos ou flocos). A farinha de aveia é a que contém menos fibras, apesar de levar menos tempo a cozinhar a diferença não é muito significativa.

Por outras palavras a aveia contém nutrientes valiosos para os idosos como proteínas, fibra (especialmente beta-glucano, reduzindo o colesterol no sangue) e Vitamina E (excelente contra doenças cardiovasculares).

Iogurte grego

Outra óptima ideia para um pequeno-almoço saudável, rápido e leve: o iogurte.

O iogurte grego é rico em proteínas e promove a digestão dos idosos graças aos probióticos. Também ajuda a regular a pressão sanguínea e é uma excelente fonte de cálcio.

Ao iogurte grego poderá juntar cerais ou muesli, frutos secos ou frescos.