Osteoartrose

A osteoartrose é uma doença articular degenerativa frequentemente muito dolorosa, assim como o reumatismo em geral. Afeta oito em cada dez idosos e provoca uma perda gradual de autonomia.

O que é?

A osteoartrose, também conhecida como artrose, é o tipo mais comum de doença articular. Causada pelo desgaste precoce da cartilagem, a superfície que reveste a articulação, impede que os ossos deslizem uns sobre os outros suavemente durante o movimento. Em Portugal existem cerca de meio milhão de doentes com artrose e com dores, embora, de facto, este número esteja próximo de 1 milhão, visto muitos doentes terem a doença e não apresentarem queixas.

Acima dos 60 anos de idade, 90% dos indivíduos têm artrose.

Sintomas:

  • dor recorrente das articulações,
  • dificuldade em realizar certos movimentos articulares
  • deformação articular

Como a osteoporose, a osteoartrose afeta mais as mulheres do que os homens, embora nos idosos a patologia seja quase tão comum num género como no outro.
A osteoartrose tem uma relação evidente com a idade, quer porque se acumulam os riscos que a provocam quer porque a capacidade de regeneração das articulações nos mais idosos é menor.

Assim, na metade dos pacientes, os primeiros sintomas da osteoartrose ocorrem após os 60 anos de idade. Após 70 anos, oito em cada dez pessoas têm osteoartrite.

Às vezes, várias articulações são afetadas simultaneamente por essa forma de reumatismo.

Tratamentos para a osteoartrose:

Alterações na dieta e estilo de vida, são importantes para a manutenção da qualidade de vida face a uma doença progressiva que não tem cura.

  • O exercício e a actividade física contribuem para melhorar a mobilidade articular e reduzir a dor
  • A manutenção do peso é importante, na medida em que a pressão a que estarão sujeitas as articulações será menor
  • Medicação oral ou mesmo cremes, geles e unguentos que podem ser friccionados na pele para ajudar a reduzir a inflamação das articulações