Exercícios para aliviar a dor da artrite nos idosos

A artrite pode ser bastante dolorosa, e mesmo sabendo que a actividade física é benéfica, nem sempre a pessoa osa dar início ao exercício. Quer seja por medo de agravar a situação com o esforço quer seja por não saber qual actividade adoptar. No entanto, exercícios adaptados praticados diariamente podem ajudar a fortalecer as articulações e melhorar a flexibilidade. Descubra alguns exercícios de baixo impacto que podem aliviar a dor da artrite nos idosos.

Como combater a dor da artrite nos idosos, em segurança?

A artrite é uma doença inflamatória das articulações. Ela afecta muitos idosos e causa dores fortes. Pode causar desconforto significativo ou até perda de autonomia. Se, regra geral, a actividade física é a melhor forma de fortalecer o corpo, as pessoas idosas com artrite não têm a capacidade ou a vontade de praticar um verdadeiro desporto.

Abster-se de qualquer exercício por causa da dor ou do medo de piorar as coisas pode, no entanto, resultar em perda muscular e ganho de peso deletério. Por isso, aconselhamos que encontre um programa diário de exercícios adaptados às suas capacidades físicas para aliviar a dor da artrite e manter a forma.

Algumas precauções antes de começar:

Antes de adoptar um novo programa de exercícios para a artrite, os idosos devem consultar o seu médico. Este, provavelmente, fará um check-up e verificará a saúde cardiovascular antes de permitir exercícios, mesmo, de baixo impacto.

O seu médico também pode aconselhá-lo sobre os exercícios mais adequados para a sua situação específica.

Antes de fazer exercícios para a artrite, não se esqueça de aquecer as diferentes partes do corpo em que vai trabalhar. Na ausência de contra-indicações, certifique-se de que exercita tanto o lado direito como o esquerdo.

Se sentir dor durante o exercício, pare. Forçar, sem a ajuda e orientação de um profissional, geralmente não ajuda a aliviar a dor da artrite. Um fisioterapeuta pode ajudá-lo se tiver dificuldade em fazer os exercícios sem dor.

Quais os exercícios indicados para aliviar a dor da artrite?

Abaixo estão alguns exemplos de exercícios simples que podem ajudar a reduzir a dor da artrite.

Exercícios para artrite nas mãos ou pulsos

  • Punho fechado

Preservar a flexibilidade dos dedos é essencial para pessoas idosas com artrite nas mãos. Este exercício simples pode ajudá-lo.

 

Apenas feche o seu punho com o polegar dentro. Faça devagar se tiver dificuldades. Fique 5 segundos ou mais, se puder. Solte e repita o exercício.

  • Flexão dos pulsos

Em alguns idosos, com artrite, os pulsos ficam presos ou não podem ser dobrados na medida em que precisam para garantir a amplitude de movimento. Praticado regularmente, este exercício pode ajudar a recuperar a flexibilidade dos pulsos. Este exercício também é adequado para pessoas idosas com osteoartrite ou osteoporose, outra forma de reumatismo, mecânica e não inflamatória, ao contrário da artrite.

 

Coloque o cotovelo na mesa, com a mão apontando para o teto. Lentamente, empurre a palma da mão para trás com a outra mão. Tente ir o mais longe que puder, mas sem sentir dor. Mantenha as mãos nessa posição por 5 segundos e solte. Agora empurre no sentido inverso, para frente, segure a sua mão nesta posição por 5 segundos e solte.

  • O “O” com os dedos

O último exercício nesta categoria pode ser difícil se tiver artrite severa nas mãos. Mas é ainda mais útil.
Tente fazer a forma de um “O” com a mão. Dobre o polegar e tente tocar levemente o polegar com o dedo indicador. Com a prática, será capaz de melhorar.

Exercícios para artrite nos quadris ou joelhos

  • Alongamento sentado

Este exercício permitirá que mova suavemente a anca e estique os músculos das pernas.

Sente-se no chão com as pernas estendidas à sua frente. Incline-se lentamente para a frente e tente agarrar os pés. Provavelmente não poderá ir muito longe no início, então não se force. Com o tempo, tornar-se-á mais flexível.

  • O degrau da escada

O fortalecimento do joelho e a flexão, suave, regular ajudarão a aliviar a dor.

Só precisa de um degrau, com um corrimão, se sentir necessidade de se segurar. Coloque um pé no primeiro degrau e suba o segundo pé. Desça e recomece. Recomenda-se fazer 3 séries de 10 movimentos de cada lado.

Exercícios para artrite nos tornozelos ou pés

  • Os círculos do tornozelo

Se precisar pode-se sentar numa cadeira para manter o equilíbrio durante este exercício, indicado para aliviar a dor da artrite nos tornozelos e nos pés.

De pé ou sentado, levante um pé do chão. Estique os dedos dos pés para a frente e desenhe um círculo. Este exercício movimenta o tornozelo em toda a sua amplitude de movimento. Desenhe cinco círculos e mude de direção. Depois faça com o outro pé.

Poliartrite (quando estão afectadas mais de 5 articulações)

  • Natação e hidroginástica

Quando a artrite afecta muitas articulações, os idosos têm ainda mais dificuldade em fazer exercícios adaptados. Para aliviar a dor e manter em movimento todas as articulações que o fazem sofrer, muitas vezes é recomendado nadar.