Dicas de prendas de Natal para idosos, úteis e agradáveis

Faltam-lhe ideias originais para oferecer um presente a um familiar idoso na quadra natalícia? Não sabe o que o faria feliz ou poder-lhe-á ser útil? Reunimos algumas dicas de prendas de natal adaptadas às necessidades quotidianas dos idosos.

Presente clássico ou ideia inovadora?

Às vezes, é difícil escolher uma prenda que seja adaptada quer às necessidades quer às aos desejos dos idosos, sejam eles os nossos avós, amigos, vizinhos, etc. Os idosos já receberam milhares de presentes ao longo das suas vidas e nem sempre têm os mesmos gostos que nós ou encaram o quotidiano da mesma forma.

Mas, actualmente, ideias práticas de presentes, ergonómicos, úteis ou simplesmente agradáveis, não faltam. Deixamos aqui algumas dicas.

10 dicas de presentes para idosos

  • 1. Relógios e despertadores ou auxiliares de memória:

    Os idosos sofrem frequentemente de problemas de visão. Pode oferecer ao seu familiar um relógio ou um alarme de voz, com mensagem pré-gravada, com números grandes e luminosos, etc. Cada vez mais há start-ups a inventar acessórios para idosos que sofrem da doença de Alzheimer ou de outros distúrbios de memória. Existem várias ajudas eletrónicas e de voz, onde é possível gravar lembretes e mensagens personalizadas.

  • 2. Colchas personalizadas:

    Actualmente, há várias alternativas para personalizar uma colcha. Por exemplo, com uma série de fotografias da família do idoso. Senão, pode optar por “pôr as mãos à obra” e fazer uma você mesmo! Ficamos sempre felizes quando alguém faz algo expressamente a pensar em nós!

  • 3. Meias, pantufas e pijamas:

    Todos usamos e existem desde os mais fofinhos aos mais sofisticados, de seda. É importante que sejam confortáveis e que se adequem ao idoso. E se ele tem problemas de circulação, por que não oferecer meias de compressão? Há agora modelos que poderão adicionar um pouco de alegria ao uso de roupas necessárias para a boa saúde dos idosos.

  • 4. Cabazes personalizados:

    Dê um toque pessoal aos produtos úteis para o seu familiar. Se está a considerar oferecer produtos de higiene pessoal ou chocolates, prepare um cabaz personalizado. Se o seu familiar tem problemas de mobilidade, pode, por exemplo, escolher produtos de uma região do seu agrado e que ele já não possa visitar com a regularidade de antigamente.

    Chás e infusões são outra alternativa! O poder e o sabor das plantas são expressos em chás e infusões e os seus benefícios já foram reconhecidos por inúmeras vezes. A planta ou a erva certa ajuda na digestão ou no alívio do stress. Muitas lojas disponibilizam caixas de chá, onde ensinam sobre os seus subtis sabores e respectivos benefícios, com chás verdes, chás pretos, chás naturais e chás aromatizados, além de kits de infusão para quem prefere o chá sem teína! Uma ideia que vai manter o seu familiar quente durante todo o inverno.

  • 5. Equipamento de ginástica:

    A atividade física é importante para os idosos, para prevenir quedas, devido à perda de massa muscular, doenças cardiovasculares, etc. Há muitos exercícios de baixo impacto que podem ser feitos em casa com equipamentos desportivos adaptados.

  • 6. Dispositivos para auxiliar a toma da medicação:

    Hoje, existem vários aparelhos de todos os tipos para facilitar a correcta toma da medicação por parte dos idosos. Desde caixas de medicação diária ou semanal até dispositivos informáticos.

  • 7. Tablet:

    Na era digital, os idosos podem aproveitar as novas tecnologias para manter contato com seus familiares, exercitar sua memória, fazer compras sem sair de casa, etc. Algumas marcas vendem tablets adequados para idosos, com uma apresentação mais ergonómica e simplificada.
    Mais fácil de usar do que um telefone e menos complicado do que um computador, o tablet atrai muitas pessoas mais velhas. Tem um formato ideal para a leitura do jornal, jogar, ouvir música ou assistir a vídeos com muitas aplicações disponíveis. Opte por um modelo simples com um écran e caracteres bastante grandes. O apoio ao idoso no uso dos dispositivos é essencial

  • 8. Smartphone:

    Os telemóveis são importantes na preservação dos laços sociais e prevenção do isolamento. Também contribuem para a segurança dos idosos, na medida em que lhes permite pedirem ajuda. Algumas aplicações colocam o idoso em contato imediato com um serviço de apoio/auxílio. Cada vez mais existem dispositivos simplificados para pessoas que sofrem de doença de Alzheimer, com problemas de visão ou simplesmente resistentes às novas tecnologias.

  • 9. Livros, assinaturas de revistas ou de canais

    A leitura é uma actividade importantíssima e fundamental! Os livros proporcionam discussões sobre os temas presentados, permitem a contextualização de factos históricos e acabam por estimular a memória. Um dos requisitos para manutenção da saúde mental dos idosos.
    Se o seu familiar idoso prefere a leitura diária, a assinatura de jornais é uma ótima opção de presente. E porque não considerar uma assinatura no Netflix, se a sua preferência for pela 7ª arte?!

  • 10. Utensílios ergonómicos ou de bem-estar

    Para idosos com artrite reumatoide ou com força manual limitada, existem utensílios ergonómicos de cozinha, por exemplo, pratos ou talheres pensados e concebidos para serem fáceis de usar. Por outro lado, os artigos que ajudam a melhorar o bem-estar são sempre bem recebidos, desde as almofadas até aos utensílios para massagens.