Desportos para os idosos

A prática de actividade física é altamente recomendada, independentemente da idade, pois ajuda a manter uma saúde de ferro! É uma boa iniciativa para manter uma ligação com o exterior, manter uma vida social, ter tempo para si e cuidar da saúde para evitar a perda de autonomia. A InfoSenior ajuda-o a encontrar o melhor desporto para si!

Os benefícios do desporto para os idosos

Os benefícios do desporto para os idosos são inúmeros. Ao contrário do que se possa pensar, não é porque o corpo está a envelhecer que se deve parar de praticar desporto. Pelo contrário, praticar uma actividade física ajuda a evitar a perda de autonomia. Só é necessário escolher uma actividade física adaptada às capacidades físicas de cada um.

A partir dos 50 anos, a massa muscular e a força diminuem significativamente. Além disso, ao deixar a vida activa, as pessoas perdem o hábito de praticar uma actividade física e de se deslocarem com frequência. O envelhecimento do corpo combinado com a vida sedentária pode prejudicar consideravelmente a autonomia do idoso, com um maior risco de quedas, riscos de obesidade e doenças cardiovasculares. Tudo aspectos sobre os quais o desporto tem um impacto positivo surpreendente.

O desporto permite que os idosos retardem a perda de autonomia, mantendo os músculos, o coração e o equilíbrio. Uma óptima maneira de atenuar os efeitos do envelhecimento! O desporto também ajuda a aliviar o stress e a reduzir o risco de depressão, mantendo uma vida social activa. O desporto entre os idosos é tão bom para a mente quanto para o corpo!

Quais os desportos para os idosos?

Antes de iniciar uma actividade física, discuta o assunto com seu médico, que lhe poderá dizer quais os desportos mais apropriados. Não inicie um treino muito intenso nem muito rápido. O corpo tem necessidade de se adaptar de forma progressiva ao esforço.

Desportos de baixa intensidade adequados aos seniores:

  • Ioga
  • ginástica
  • natação
  • dança

Se preferir uma actividade ao ar livre, a caminhada nórdica é altamente recomendada para os idosos, assim como o ciclismo ou caminhadas.

Na escolha de um desporto devem ser tidos em consideração vários aspectos. Em primeiro lugar, o desporto deve ser adaptado à sua saúde, mas pense também, no lugar onde o irá praticar. Deve ser um local de fácil acesso, para que se possa deslocar de forma independente. Para manter a motivação e um vínculo social, concentre-se nos desportos colectivos. O desporto é imediatamente mais interessante e mais amigável. Finalmente, para manter uma boa forma física, é necessário a prática de uma actividade regular. Meia hora de exercício em uma hora, três vezes por semana, seria o ideal.