Design: Guia terapêutico de cores para casas de repouso

A escolha das cores certas, em casa, numa residência sénior ou num lar de idosos, pode ter uma influência significativa no humor do idoso. Veja como a cromoterapia pode ajudar.

Aprenda mais sobre a cromoterapia e as cores a escolher para expressar a personalidade do seu familiar e optimizar o bem-estar na sua nova casa.

O que é cromoterapia?

A cromoterapia – também conhecida como a terapia através da cor – é usada para tratar problemas emocionais através da cor.

Os efeitos da cor são estudados por diferentes disciplinas, da física à óptica, através da psicologia. Cientificamente, os efeitos terapêuticos da cor ainda não são unânimes.

Mas nada impede de combinar estética e bem-estar ao decorar o seu ambiente. Muitos estabelecimentos públicos, como hospitais e hotéis, usam cores para proporcionar uma atmosfera relaxante ou energética às suas instalações e influenciar positivamente o humor dos usuários.

Embora o humor mude ao longo do tempo e dos eventos, ele pode ter um efeito a longo prazo no equilíbrio emocional da pessoa idosa que vive num lar de idosos. A cor, com a sua influência subtil no humor, desempenha um papel complexo nesse processo. Cores diferentes estão frequentemente intimamente ligadas a memórias e emoções. Explore essas associações mentais ao decorar o quarto do lar de idosos do seu familiar.

Aqui estão alguns exemplos de cores e efeitos particularmente estimulantes que lhe são atribuídos:

  • O vermelho é conhecido por ser uma cor estimulante, associada à força, vontade e vivacidade. Os terapeutas de cromoterapia utilizam-no para tratar a fadiga, a anemia, a pressão arterial baixa e falta de apetite, problemas que frequentemente afetam as pessoas mais velhas.
  • O amarelo é considerado um tom benéfico para ter as “ideias claras”, manter o foco e o bom senso. Muitos de nós associam naturalmente o amarelo à alegria, enquanto o terapeuta da cor o vê até como uma cor purificadora, benéfica para o sistema digestivo e nervoso.
  • O verde é uma cor sinónimo de calma, relaxamento e equilíbrio. Não é de admirar, então, que também seja uma cor dominante no mundo da natureza. De acordo com a cromoterapia, o verde deve acalmar o sistema nervoso, reduzir a pressão sanguínea e equilibrar o metabolismo.
  • O azul é outra cor calmante e relaxante. Está associado à criatividade e à cura. O azul pode aliviar o stress e a insónia, e ter um efeito anti-inflamatório.
  • O branco, naturalmente, é uma das cores mais comuns usadas para pintar paredes. Além da neutralidade e da possibilidade de combiná-lo com todas as cores, o branco terá um lado purificador e reforçador, além de calmante.

Dicas para usar a cromoterapia numa casa de repouso

Encontrar um lar de idosos que permita repintar as paredes ao seu gosto não é necessariamente fácil… No entanto, ainda pode personalizar o quarto com móveis, cortinas e colchas com uma cor à sua escolha.

Cada vez mais instituições pensam na decoração de modo a promover o bem-estar de seus moradores.

Aqui estão algumas ideias a serem consideradas ao planear a decoração da sua casa ou quarto, na casa de repouso:

Se tem uma cor favorita, pode torná-la a tonalidade principal a partir da qual decorará o quarto. Conjugue com uma paleta de diferentes tonalidades dessa cor para variar. Também pode optar pelo contraste usando uma cor complementar.

As cores que associa à calma e relaxamento, reserve-as para o quarto. Para as áreas da sala e cozinha escolha tons que transmitam energia.

Pense também nos problemas de visão, comuns nas pessoas idosas. As cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, são mais faceis de distinguir do que as cores frias (verde, azul e roxo). Tons neutros como bege ou marrom podem ser mais ou menos quentes ou frios.

Use cores contrastantes, facilitando a distinção de limites entre objetos diferentes. Pintar a parede com uma cor distinta do solo pode ser um truque interessante para evitar quedas entre os idosos com deficiência visual.

Em resumo, a consideração mais importante na decoração de um quarto numa casa de repouso é personalizar o espaço para que se sinta em casa. Uma boa escolha de cores ajudará a obter esse efeito em qualquer instituição.