Congresso “O Envelhecimento”

 

 

O Ageing Congress 2018, terá lugar em Coimbra entre os dias 27 e 29 de Maio.

Estão a decorrer os preparativos para a realização do evento, que irá contar com a participação de vários intervenientes, que desenvolvem a sua actividade na área do envelhecimento, alguns dos quais com relevo a nível internacional. Podem ser submetidos à apreciação, até 15 de Abril, trabalhos desenvolvidos por profissionais para se qualificarem e serem abordados.

O congresso será desenvolvido em vários paineis, onde o envelhecimento será correlacionado com outras temáticas como a saúde, o trabalho, a sociedade, o turismo, a aprendizagem e capacidade funcional.

No decorrer do congresso será relevada a importância não só da saúde orgânica e mental, mas também da qualidade de vida social, promovendo o envolvimento em serviço de voluntariado, ou simplesmente, continuar a trabalhar depois de reformado. Continuar no mercado de trabalho traz um foco sobre outras realidades para a população em processo de envelhecimento como o uso da tecnologia, o stress e a capacidade de adaptação.

Alertar e debater como a chave para um envelhecimento saudável, também, passa por mantermos a nossa capacidade funcional, combatendo os padrões de sedentarismo, realizando exercício, prevenindo quedas, e quando necessário recorrer-se a terapias personalizadas para restaurar a mobilidade e a função.

Identificar, partilhar e valorizar as best practices, será uma técnica utilizada em vários paineis do congresso, sempre com o objectivo de melhorar o bem estar do sénior no seu processo de envelhecimento.

O painel de Equipamento para Idosos será da responsabilidade da Associação Amigos da Grande Idade e tem como objectivo a discussão sobre o estado da arte dos equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas. O tema de Turismo Sénior, nas suas várias vertentes, nomeadamente Turismo de Saúde, de Bem Estar, Termal e Medical poderá apresentar-se como bastante interessante para algumas áreas geogáficas do país, nomeadamente, o Algarve que já é enormemente procurado por turistas desta faixa etária.

Fonte: InfoSeniot.pt