Benefícios da actividade física nos idosos!

Um dos pontos fundamentais para um envelhecimento saudável parece ser, sem dúvida, a prática de actividade física. A relação entre actividade física, saúde, qualidade de vida e envelhecimento têm sido fatores muito discutidos e analisados pela comunidade científica.

Como abordam diversos estudos, a prática de exercício físico na terceira idade apresenta diversas vantagens que devem ser constantemente realçadas. Alguns benefícios da actividade física nos idosos:

  • Melhora a velocidade da marcha
  • Melhora o equilíbrio
  • Aumenta o nível de actividade física espontânea
  • Contribui para a manutenção e/ou aumento da densidade óssea
  • Ajuda no controlo da diabetes, artrose e doença cardiovascular
  • Ajuda no controlo do peso
  • Previne o aparecimento de demência
  • Combate a depressão

É fundamental que o idoso aprenda a lidar com as transformações do seu corpo e tire proveito da sua condição, prevenindo e mantendo a autonomia plena.

Com o avanço da medicina no controlo de patologias, a longevidade das pessoas teve um aumento considerável. Para que o idoso possa desfrutar de uma vida saudável é necessário que tenha autonomia e a prática regular de actividade física é a ferramenta necessária para atingir esse objectivo. É através de jogos e exercícios específicos que o idoso vivencia um rico processo social de emancipação que mantém a sua independência motora e cognitiva, ou se quisermos, que retarda ou desacelera a perda das capacidades citadas.

Fonte: OMS.org