5 Actividades primaveris adequadas para idosos

Depois de um longo inverno, com bastante vento e chuva, o bom tempo está de volta. A Primavera é a época ideal para os idosos que, muitas vezes, passaram grande parte do tempo dentro de casa, longe do ar fresco e da vitamina D! A InfoSenior relembra 5 actividades primaveris adequadas para idosos.

Caminhar e tirar proveito da natureza

Depois de passar muito tempo em casa durante o Inverno, quem não aprecia as temperaturas amenas da Primavera e uma boa lufada de ar fresco? Para os idosos, mais vulneráveis aos dias frios, os dias ensolarados são finalmente a oportunidade de sair para apanhar ar e admirar a natureza.

Andar a pé é uma das actividades físicas mais recomendadas para idosos. Reduz o risco de doença e perda muscular relacionadas com o estilo de vida sedentário.

Uma hora de caminhada por dia na vizinhança ou num parque nas proximidades permite que o idoso mantenha a forma e a sua autonomia, e um bom nível de vitamina D.

Ser turista no seu país: participar numa actividade aberta aos idosos

Não há necessidade de ir para o estrangeiro para passear. Portugal tem várias atrações como castelos, mosteiros, igrejas, museus, monumentos e rotas romanas bastante interessantes. Poderá sempre complementar com um roteiro gastronómico ou vinícula. Contacte uma agência de viagens e informe-se sobre o turismo sénior (Fundação Inatel).

Piquenique ou partilhar uma refeição no terraço de um restaurante

Com o bom tempo vem a oportunidade de se fazerem piqueniques. Actividade propícia para um encontro intergeracional. Os mais novos ficam bastante contentes com os passeios e as actividades feitas ao ar livre e poderão ajudar a preparar as sandes.

Para quem prefere o conforto e a gastronomia, a Primavera é o momento perfeito para se sentar no terraço de um restaurante e cultivar laços sociais. Relações, às vezes prejudicados pelo Inverno e pela falta de passeios. Convidar a família ou amigos para o restaurante é uma boa estratégia para cultivar a vida social e afastar a ameaça de isolamento, recorrente nos idosos.

Jardinagem

A Primavera é frequentemente a época de renovação das plantas anuais. A jardinagem é uma actividade benéfica para os idosos que ainda têm flexibilidade suficiente para se baixarem e trabalharem a terra.

Para os idosos com mobilidade reduzida, a jardinagem está longe de ser impossível. Seja qual for o tamanho da casa ou quarto na casa de repouso, é possível cultivar plantas em vasos. Para os iniciantes cultivar em vasos é, muitas vezes, o ideal!

Com um bom guia de jardinagem ou alguma pesquisa na Internet, possivelmente com a ajuda de familiares, poderá obter as informações necessárias sobre o cultivo de ervas aromáticas, plantas de interior e porque não um bonsai?

Limpeza de Primavera

Não é por acaso que a limpeza de Primavera tem este nome: a chegada do bom tempo e do sol, muitas vezes, motiva os idosos e não só a fazer algumas arrumações. Fazer triagens e desfazer-se daquilo que já não necessita e que só ocupa espaço.

Se a limpeza for feita em família, será também, a oportunidade de rever fotografias antigas e partilhar lembranças!