10 super alimentos para o cérebro, memória e inteligência!

 

Comer bem pode melhorar a sua saúde física e mental. Como todo os outros órgãos, o cérebro precisa de nutrientes dos alimentos que consumimos para se manter saudável e funcionar corretamente. A questão é saber que tipo de nutriente e alimento é essencial para manter nosso cérebro permanecer ativo?

A verdade é que existe uma relação muito significativa entre os nutrientes dos alimentos e o estado ativo do cérebro humano, por isso, nossa alimentação pode fazer a diferença para manter esse órgão funcionando adequadamente e melhorar nossa memória, inteligência e rapidez de pensamentos.

Se você deseja aumentar o poder do seu cérebro, em seguida, conheça os super alimentos para o cérebro que deve incluir em sua dieta. Eles contêm uma abundância de vitaminas, antioxidantes, minerais e muitos tipos de substância que garantem a nutrição das células desse órgão.

Grãos integrais

À semelhança de outros órgãos do corpo com o cérebro, é que ele também é incapaz de fazer seu trabalho na ausência de energia. O consumo de grãos integrais, que têm um baixo índice glicêmico, pode garantir a liberação de glicose para a corrente sanguínea de maneira constante, e manter a energia que nosso cérebro necessita para realizar suas atividades.Farelo de aveia, flocos de arroz e de milho, cevada, chia e quinoa são opções de grãos integrais e ótimos alimentos para o cérebro.

 Peixes ricos em ômega 3

Existem alguns nutrientes que não podem ser fabricados pelo organismo. Esses nutrientes podem ser consumidos a partir de certos alimentos. Um exemplo disso é o ômega 3, que mantém a atividade cerebral e evita problemas cognitivos. Esse ácido graxo é encontrado em abundância em peixes oleosos como salmão, sardinha, arenque e atum, além de outros alimentos como a chia, linhaça e nozes.

Mirtilo

Uma pesquisa da Universidade Tufts, nos EUA, demonstrou que aqueles que comem mirtilosconstantemente não sofrem de perda de memória a curto prazo. Na composição dos mirtilos, encontramos fitoquímicos que se têm revelado especialmente eficazes para prevenir e reverter distúrbios e problemas relacionados com a memória. Em adição, ele também fornece flavonoides e antocianinas, que atuam diretamente sobre o cérebro e exercem um efeito benéfico sobre a memória e a aprendizagem.

 Tomate

Evidências provam que os tomates contêm um antioxidante chamado licopeno que evita danos nas células do cérebro. Esse alimento age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral.

 Alimentos ricos em vitamina B

Certas vitaminas como a B6, B12 e ácido fólico, diminuem o nível de fatores que causam certas doenças cerebrais. As vitaminas do complexo B, especialmente o ácido fólico (vitamina B9), vitamina B6 e B12, têm um papel importante na prevenção do comprometimento cognitivo e formas mais graves de demência tais como Alzheimer, além de ajudarem também em casos de depressão.

Além disso, as vitaminas do complexo B, ajudam a evitar a diminuição da densidade do cérebro humano. Sem a dose adequada dessas vitaminas, nosso cérebro perde células e até mesmo diminui de tamanho.

As vitaminas do complexo B podem ser consumidas através de alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre.

Vitamina C

A vitamina C é uma grande ajuda para melhorar ou aumentar a agilidade mental. Ela pode funcionar como um neuromodulador natural no sistema nervoso. Uma investigação conduzida por uma equipe de pesquisadores da Argentina, mostrou que a atividade antioxidante dessa vitamina desempenha um papel fundamental no funcionamento dos neurônios do cérebro.

 Sementes de abóbora

Comer sementes de abóbora diariamente pode garantir com êxito cumprir suas exigências de zinco, um mineral que melhora a memória e poder criativo do cérebro. Além disso, contêm uma abundância de magnésio, que faz com que essas sementes sejam um dos “super alimentos para o cérebro“, melhorando os distúrbios de aprendizagem e a memória.

Brócolis

Um estudo com ratos de laboratório e publicado na revista Neuroscience Letters, revelou que o brócolis é capaz de melhorar o seu desempenho cognitivo. Assim, este super alimento pode proteger o cérebro de uma lesão. Seus nutrientes também têm a capacidade de melhorar a memória e preservar a saúde desse órgão.

 Sálvia

Depois de uma revisão recente de oito ensaios clínicos a fim de determinar as propriedades farmacológicas da sálvia sobre a memória, comprometimento cognitivo e doença de Alzheimer, onde seis destes estudos foram feitos com pessoas saudáveis e dois com pacientes de Alzheimer, os pesquisadores concluíram que o extrato de sálvia pode aumentar a capacidade cognitiva de forma segura.

A razão pela qual esta planta está relacionada com a memória é que ela contém um inibidor de colinesterase, a enzima responsável por catalisar a hidrólise do neurotransmissor acetilcolina. O baixo nível de acetilcolina no cérebro associada com problemas de memória.

Nozes

Esses alimentos têm abundância de vitamina E, que pode prevenir o declínio cognitivo, particularmente no caso dos idosos. Além disso, são ricas em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, dois nutrientes que promovem muitos benefícios para o cérebro e o resto do sistema nervoso central. Estes elementos são essenciais para a função neuronal, e, por conseguinte, todo o cérebro, sendo assim, um dos melhores alimentos para o cérebro.

As nozes ajudam a desenvolver a memória e promover a aprendizagem. De acordo com um estudo publicado em 2011 sobre alimentos de origem vegetal para a nutrição humana, o consumo de nozes frequente ajudou um grupo de animais de laboratório a melhorar significativamente a capacidade de aprendizagem e memorização.

 

Fonte:www.dicassobresaude.com